Por:
R$ 22,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
A Rocco, dando seqüência ao relançamento da obra completa de Autran Dourado, traz de volta Uma vida em segredo, novela publicada em 1964 e uma das mais conhecidas e prestigiadas do escritor mineiro. A nova edição vem acrescida de um prefácio do escritor Hélio Pólvora e de um apêndice, História de uma história — como nasceu prima Biela, escrito por Autran, no qual ele explica a gênese de sua criação.
A personagem principal, Biela, é uma moça simples, criada em uma fazenda sem contato com o mundo, que, após a morte do pai, vai viver na cidade com o primo Conrado, sua mulher, Constança, e os filhos pequenos do casal. Sabe-se então que ela sempre dependerá dos outros. Fora um noivado frustrado, muito pouco acontecerá na vida de Biela. Ou acontecerá muita coisa, como se deduz deste pequeno trecho da novela, em que brilha como sempre o estilo inconfundível do autor:
"A vida de todo dia de prima Biela era de uma monotonia, de uma lerdeza sem fim. Passava horas no quarto, sentada na canastra que tinha sido do pai... Nada parecia mudar e tudo mudava para ela, sem que pudesse perceber. Sem que pudesse perceber, se acostumava com aquela vida que seria agora sempre a sua vida. (...) Prima Biela não ficou porém uma alma seca, não era uma alma seca. Havia nela muita ternura escondida, muito amor poupado, muito carinho que humildemente procurava repartir nas prosas miúdas da cozinha..."
No prefácio, Hélio Pólvora destaca a coerência psicológica da personagem, salientando que, de tão viva na página, "o leitor não raro chega a antecipar suas reações, suas frases". No apêndice, Autran explica que a história da prima Biela, praticamente já escrita, faltando apenas transpô-la para o papel, surgiu-lhe num sonho: "vi toda a organização, a forma que nas minhas outras narrativas levava meses a se cristalizar".
A cineasta Suzana Amaral, do premiado A hora da estrela, baseado em Clarice Lispector, adaptou Uma vida em segredo para as telas do cinema.