VERSOS FUNDAMENTAIS DO CAMINHO DO MEIO
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OBJETO
DE DESEJO
Na tradição budista, o embate filosófico em torno do problema da impermanência se consolida, em sua forma mais radical, com os escritos de Nāgārjuna, o mais importante filósofo budista indiano, que viveu por volta do século II de nossa era. A redação dos Versos fundamentais do Caminho do Meio, principal obra de Nāgārjuna, marca a consolidação do budismo mahāyāna com suas veementes objeções lógicas aos pressupostos ontológicos das escolas budistas “adversárias”, principalmente dos sarvāsti-vādins, que defendiam a substancialidade última dos dharmas, a existência de um “ser próprio” inerente a todos os entes. Ao afirmar que todas as coisas são destituídas de uma substancialidade última, ao afirmar seu caráter de vacuidade (sunyata) e que tal constituição é correlativa à cooriginação dependente (pratitya-samutpada), Nāgārjuna define o caráter de reciprocidade entre nirvaṇa e saṃsara, apontando, dessa forma, uma perspectiva antimetafísica de abordagem do problema da origem do sofrimento. Esta obra é uma “monumental desconstrução” de todas as possíveis afirmações metafísicas sobre as questões centrais da história do pensamento filosófico, tais como: o tempo, o eu, o movimento, a ação, o sofrimento etc. Tais questões e a sistematização do budismo mahāyāna, empreendidos por Nāgārjuna, além de marcarem decisivamente várias tradições distintas do budismo, vão estabelecer, de forma decisiva, as bases indianas do Zen-budismo que surge na China e posteriormente migra para o Japão e a Coreia. Estamos, portanto, diante de um pensador central e de uma obra fundante do budismo mahāyāna. Esta tradução é a primeira versão do sânscrito para o português de Versos fundamentais do Caminho do Meio e traz as notas e os comentários minuciosos de Giuseppe Ferraro, que nos apresenta detalhadamente o vasto universo interpretativo tanto clássico quanto contemporâneo/ocidental desta importante obra. Sem dúvida alguma, esta é uma das mais importantes contribuições para o debate filosófico sobre a relação entre Ocidente e Oriente na Filosofia brasileira.
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