Por:
R$ 74,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
UMA REFLEXÃO A RESPEITO DE FORMAS DE TRANSTERRITORIALIDADE E SEUS FUTUROS DESDOBRAMENTOS PARA A SOCIEDADE
O mundo atual está marcado por discursos de insegurança, políticas e até mesmo guerras preventivas, onde o presente é vivido, muitas vezes, como se as pessoas estivessem permanentemente no limite, nas fronteiras. Viver no limite analisa essa nova realidade e como os controles territoriais se tornam mais complexos e fundamentais.
O livro é dividido em duas partes: na primeira, com caráter mais conceitual, o autor coloca em questão a lógica zonal ou de áreas no tratamento do espaço e o novo papel do Estado. No segundo bloco, são analisados os processos de desterritorialização a partir da perspectiva da segurança e da biopolítica que marcam a sociedade contemporânea. É desse contexto que emergem dinâmicas que, para além da simples precarização e reclusão territorial, envolvem o que se denomina contenção e exclusão territorial — bastante evidentes no caso de uma megalópole como o Rio de Janeiro.
• Rogério Haesbart é professor no Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense desde 1986, e também faz parte do corpo docente do curso de pós-graduação em Políticas Territoriales y Ambientales da Universidade de Buenos Aires. É autor de livros que se tornaram referência no estudo da Geografia como O mito da desterritorialização, atualmente na 8ª edição, pela Bertrand.
• Atualmente mora no Rio de Janeiro.
Leia mais…