Olá,Faça o seu login acompanhe o pedido | minha conta | nossas lojas | quem somos | atendimento
Refinar a sua busca
Livraria da Travessa
[ Livros ][ Dvds & Blu-ray ][ Eventos ]
 

QUEM SOMOS


 

''Há lugares que têm alma. E se não é fácil explicar o que seja isso, reconhecemos essa qualidade sensível quando nos encontramos num deles. A Livraria da Travessa – há muito presente na memória afetiva do Rio – é um desses espaços em que a cidade retorna à escala humana e a paisagem se torna íntima, acolhedora.''


Eucanaã Ferraz

Nossa história começou nos idos de 1975, na pequena Livraria Muro, situada no subsolo de uma galeria do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. A Muro se tornou lugar de resistência política ao abrigar performances dos poetas da chamada poesia marginal e livros de oposição ao regime militar.

Em 1986, ocupávamos o número 11 da Travessa do Ouvidor, no Centro da cidade, quando então nos tornamos Livraria da Travessa. A pequena Travessa Do Ouvidor é uma transversal à efervescente e vanguardista Rua do Ouvidor do início do século XX - um dos berços da atividade tipográfica e das primeiras livrarias brasileiras, onde escritores, cronistas e jornalistas encontravam-se, liam seus jornais, tomavam seus cafés e se inspiravam para escrever. No decorrer dos anos 80 e 90, especializamo-nos no mercado de livros estrangeiros e de livros de arte e, honrando a tradição local, nos tornamos distribuidores de livros importados para outras livrarias.

O Centro receberia mais duas de nossas filiais, uma em 1995, no imponente edifício do Centro Cultural Banco do Brasil e outra em 2000, à Av. Rio Branco, num belo prédio remanescente da antiga Avenida Central. Em Ipanema, Zona Sul da cidade, começamos em 1996, com uma loja que marcou época, e nos mudamos para um espaço maior em 2002, no número 572 da Rua Visconde de Pirajá, com 1000 m² dedicados aos livros, Cds, Dvd`s, papelaria e um animadíssimo restaurante, o Bazzar Café.

Os projetos arquitetônicos das Travessas, de autoria de Bel Lobo e Bob Neri, são um dos pioneiros no incremento de restaurantes aos espaços das livrarias e se tornaram emblemáticos por sua originalidade, beleza e acolhimento. Nossa primeira loja em um centro comercial, no Shopping Leblon, também na Zona Sul do Rio de Janeiro, inaugurada em 2006, foi também a primeira da rede a ser concebida com um auditório - um espaço destinado a dar voz aos tantos textos encontrados nas também tantas prateleiras da livraria. E, mais uma vez, o Bazzar Café como parceiro.

Em 2007, acompanhando as tendências do mercado, entramos no mundo virtual com o lançamento de nosso site, que, logo depois, em 2009, já conquistaria o selo Loja Diamante, conferido pelo Ebit.

A cidade cresceu e a zona oeste foi ficando cada vez maior. Em 2008, chegamos lá com a inauguração de uma filial no BarraShopping e parceria com o restaurante Fiammetta – o maior ponto do grupo com 1.800m², que se tornou palco de grandes eventos voltados para um público ávido para participar mais ativamente do mundo editorial. Um ano após a inauguração da Travessa Barra, mais uma loja, dessa vez no coração do Centro Do Rio, a Travessa da Sete de Setembro, com três andares de muitos títulos.

No ano de 2013, tornamo - nos a livraria oficial da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Em 2014, mais dois fatos marcantes: a inauguração de uma nova filial na Zona Sul carioca - em um casarão de Botafogo, onde funciona o Café Verso, a versão da Travessa para um café de livraria - e a primeira loja no estado de São Paulo, em Ribeirão Preto, com 1500m², num dos shopping centers mais completos do Brasil. Em 2017, aportamos em terras paulistanas como a loja do inaugural Instituto Moreira Salles (IMS), na pulsante Avenida Paulista.

Em nossos espaços, buscamos preservar o refúgio e o aconchego dos moradores e visitantes das cidades. O sentir-se afastado e conectado ao mundo. A troca de ideias, os encontros, as amizades e a (biblio)diversidade em meio aos inúmeros eventos que realizamos, como noites de autógrafos, debates, palestras e clubes de leitura ministrados mensalmente por nossos livreiros.

English version

HISTÓRICO

1 9 7 5
Início de atividades com a Livraria Muro, em Ipanema, que se tornou uma das livrarias mais conhecidas no Rio de Janeiro nos anos 70/80. Sua intensa atividade cultural e os movimentos de resistência democrática tornaram-na ponto obrigatório da cultura carioca.

1 9 8 6
Fundação da Livraria Dazibao na Travessa do Ouvidor, no Centro, que mais tarde, ao se desligar do grupo Dazibao, veio a se transformar na primeira LIVRARIA DA TRAVESSA, que se tornou uma das principais importadoras/distribuidoras de livros e outros artigos afins na cidade.

1 9 9 5
A Livraria da Travessa, a exemplo do que ocorre nos grandes centros culturais e museus do mundo inteiro, inaugurou as lojas do MAM e do CCBB, oferecendo material de apoio às atividades destas instituições.

1 9 9 6
Inauguração da Livraria da Travessa de Ipanema na Rua Visconde de Pirajá, 462, com marcante projeto arquitetônico a cargo de Bel Lobo/Bob Neri Arquitetura.

2 0 0 0
Inauguração da Livraria da Travessa da Avenida Rio Branco, 44, e lançamento da versão revista e ampliada, na Travessa do Ouvidor.

2 0 0 2
Inauguração da Livraria da Travessa da Visconde de Pirajá, 572, ponto de referência da zona sul carioca.

2 0 0 6
Inauguração da Livraria da Travessa Leblon. Âncora do Shopping Leblon, a loja possui 1.400m² com tudo o que há de melhor no mercado editorial e fonográfico mundial, além de destaque especial para o setor de livros infantis.

2 0 0 8
Inauguração da Livraria da Travessa BarraShopping. A maior loja da rede, com 1800 m² de entretenimento, cultura e lazer, entrada independente e auditório panorâmico para 90 pessoas.

2 0 0 9
Inauguração da Livraria da Travessa na Rua 7 de Setembro, no coração do Centro do Rio, com 800m² distribuídos em 3 andares. Mais espaço e diversidade em livros, CDs e DVDs, além de novos segmentos como negócios, concursos, jurídicos e didáticos e uma saborosa parceria com o Café Focaccia.

2 0 1 4
Inauguração da Livraria da Travessa em Botafogo, na Rua Voluntários da Pátria, quase ao lado da estação do metrô e em frente ao mais tradicional cinema Estação. Em 2 andares e 1100m², o projeto arquitetônico aliou o estilo do antigo sobrado a um espaço contemporâneo, dedicado aos diferentes segmentos de livros, música e filmes, o restaurante Verso ocupa o segundo andar da loja..

Inauguração da primeira loja fora do Rio de Janeiro, a Livraria da Travessa em Ribeirão Preto, São Paulo. São 1.400m2, em 2 andares, localizada no Ribeirão Shopping. Um local acolhedor para os apaixonados por livros, músicas e filmes com espaço garantido para exposições, lançamentos, contações de histórias e, claro, aquele bate-papo delicioso com os nossos livreiros.


2 0 1 7
Inauguração da segunda Travessa em terras paulistas, desta vez no mais importante corredor cultural da capital, na Avenida Paulista, como a loja do Instituto Moreira Salles. Localizada na Praça IMS, a loja/livraria IMS por Travessa oferece obras nacionais e importadas sobre fotografia e publicações e produtos do próprio instituto - que é um notável preservador e divulgador de grandes acervos de fotografia, música, literatura e iconografia brasileiras.



Atendimento ao cliente: sac@travessa.com.br | t. (21) 2508.6872 | de 2ª a 6ª, das 9h às 19:00h (exceto feriados) e sábados, das 8h às 14h
 
     
Livros DVDs e Blu-Rays Pesquise e conheça também
     
Livros de Artes Filmes Eventos da Livraria da Travessa
Livros de Ciências Shows e Apresentações Dê seu Cartão Presente
Livros Didáticos Infantil Ofertas a Preço de Banana
Livros Humanidades Séries Crie sua Lista de Desejos
Livros de Saúde, Esporte e Lazer Documentários Doe Livros
Livros de Literatura e Ficção Lançamento de Dvds Programa de Fidelidade
Livros de Turismo Livros por Segmento
Livros Infanto-Juvenil   Dvds por Segmento
Livros de Idiomas e Referência   Autores Mais Vendidos
Listas Escolares    
Audiobook    
Pré-Venda de Livros  
Lançamento de Livros
Travessa Recomenda   Trabalhe conosco
 
Os preços apresentados nesse site não são, necessariamente, iguais aos das lojas físicas. | Todos os produtos estão sujeitos a alteração de preço sem prévia comunicação.
 
Livraria da Travessa Ltda. - www.travessa.com.br | Rua 7 de Setembro, n. 54, Centro Rio de Janeiro 20050-009 | cnpj: 31.004.013/0010-53 / insc. est. 78.769.220
 
    
FORMAS DE PAGAMENTOS
TRAVESSA
Curta a Travessa no Facebook Siga a Travessa no Instagram Siga a Travessa no Twitter Siga a Travessa no Youtube

Livraria da Travessa ® - Todos os direitos reservados