ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL...DOCENTE
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OBJETO
DE DESEJO
Este livro trata da formação de docentes para os anos iniciais do Ensino Fundamental e da sua articulação com as escolas para as quais são preparados. É resultado de um trabalho coletivo e comprometido, como o que se processa com a socialização e transparência de experiências nos processos de acompanhamento, orientação e supervisão dos estágios curriculares, ou seja, àqueles que pretendem atuar no magistério. Uma proposta pedagógica que estimula a preparação, humaniza e medeia a prática social entre professores e escolas à luz das contradições inerentes à sociedade. São 34 autores, da universidade e de escolas básicas, dispondo em 14 artigos as suas experiências, análises, ideias e proposições. Uma notável contribuição à construção e sustentação de um consistente e democrático sistema universitário para a formação e atuação dos profissionais da educação.
As autoras e autores dessa importante obra apresentam ao público o universo da formação docente, singularmente, os processos e relações de ensino e aprendizagens, os compromissos com as escolas, os seus desafios e suas esperanças, sim, porque universidades e escolas são lugares de esperança, de gestação do novo, de alegria e do conhecimento científico.
Em contextos sociais cada vez mais contraditórios e desafiadores, de conjunturas que restringem os espaços públicos de diálogos, de diversidades e democráticos, a formação docente nos cursos de graduação e nas escolas vem sendo desafiada a pensar e incluir as diversidades, a esperançar as crianças e jovens a assumirem seus lugares de construtores da história. É nessa perspectiva que as autoras e autores dessa importante obra se movimentam, mobilizando teorias e metodologias de ensino coletivas, problematizando a formação de professoras e professores, incluindo, narrando, refletindo e agindo com as pessoas. Os compromissos das universidades e das escolas se entrelaçam em perspectivas coletivas, democratizando as relações e a gestão.
Os quatorze capítulos, organizados em eixos temáticos, indicam o esforço e o compromisso dos profissionais das universidades e das escolas na formação de novos professores e novas professoras, mediante o compartilhamento de experiências, saberes e conhecimentos da formação.
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