CIDADE: OLHARES E TRAJETORIAS
Vários (ver informações no detalhe)
EDITORA : Garamond| Saiba Mais…
Por:
R$ 102,35
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Cultura, violência, segregação urbana e desigualdade social. Essas múltiplas dimensões do espaço urbano são debatidas neste livro tendo com enfoque principal a cidade do Rio de Janeiro. Junto com a riqueza e a variação de enfoques sobre a cidade, emergem personagens e dinâmicas da vida urbana do passado e do presente, como exemplos vivos da complexidade deste tecido social.
O livro estrutura-se em quatro partes: classes populares urbanas, territórios, identidades, urbanização e reestruturação espacial; habitação segregação social e fronteiras simbólicas; espaço urbano, formas de sociabilidades e deslocamentos; cotidiano, cultura e política. Nessas partes são levantadas discussões sobre as mais diversas categorias que testemunham a vida urbana do Rio como um universo tecido por diferenças, antagonismos e conflitos.
Personagens simbólicos marcados no passado, como o “suburbano”, cedem lugar a emblemas atualizados de outras clivagens sociais. O “pobre”, vetor da criminalidade violenta relacionado com imagens de uma cidade “em guerra”, assim como “juventude”, população de risco”, “favela”, “meio ambiente”, “funk”, “periferia”, “condomínios”, “milícias”, “patricinhas e mauricinhos”, “emergentes da Barra” são abordados aqui por meio de um olhar etnográfico que visa abordar os mais diversos aspectos que compõem o quadro social do Rio de Janeiro.
A multiplicidade dos pontos de vista, dos valores sociais, econômicos, simbólicos e também religiosos presentes na composição dos grupos e das classes sociais não visa forjar um retrato em que estaria claro e previsto o lugar de cada um e o modo apropriado de gerir as diferenças e as suas fronteiras. Trata-se de um convite à imaginação criativa sobre um quadro cujo desenho é inacabado por princípio e cujas linhas de força estarão sempre em mutação.
Leia mais…