ENSINANDO E APRENDENDO O DIREITO COM...METODOLOGICAS
Por:
R$ 75,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
A presente obra estuda a formação do profissional de Direito e os fins da formação da escola de Direito, descrevendo os antecedentes pedagógicos no ensino do Direito desde a Grécia até a Idade Moderna e desde a fundação dos cursos jurídicos no Brasil até os dias atuais. Além disso, desenvolve os pressupostos para uma educação entendida como um processo de evolução, inserção e encontro, lastreada na natureza espiritual do homem, na dimensão prática e fenomenológica da tarefa pedagógica propriamente dita e na essência ético-virtuosa do agir humano.
O autor avoca a prudência jurídica como fundamento epistemológico do Direito, entendido este como o justo concreto – o dar a cada um o seu – matizado, quando necessário, pela equidade, dentro do quadro da potencialidade formadora da hermenêutica jurídica clássica em diálogo com a hermenêutica moderna, na perspectiva pedagógica do método do estudo do caso (case method), como base de uma proposta de formação ético-social do aluno no campo do Direito, em complementação à tradicional metodologia empregada no ensino jurídico. Apresenta ainda um rol de desafios teóricos e práticos, com vistas aos fundamentos para uma formação da justiça como prática social. Obra indicada aos profissionais atuantes no ensino jurídico e demais interessados no processo pedagógico da formação dos profissionais desta área.
Leia mais…