ENSINAR GEOGRAFIA: AS POTENCIALIDADES EM...SUDESTE
Vários (ver informações no detalhe)
EDITORA : Consequencia| Saiba Mais…
Por:
R$ 49,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Qual é a função social da educação em nossa sociedade? Como o ensino de geografia pode contribuir para a compreensão da realidade? Esse livro é uma oportunidade de ampliar essas discussões e fomentar a perspectiva sobre um futuro próximo, pós-pandemia.
E neste momento de pandemia, consequência da contaminação descontrolada do coronavírus, vírus responsável por provocar a covid-19, doença até então pouco conhecida e que tem mobilizado pesquisas científicas em busca de tratamentos e vacinas com objetivos de diminuir a possibilidade de óbitos. Essa situação impactou diretamente a educação, pois impossibilitou o funcionamento das escolas, por ser um espaço de encontros de uma grande quantidade de alunos e funcionários em um espaço limitado e muitas vezes pouco arejado. As escolas poderiam se tornar um grande polo de distribuição do vírus. Com a intenção de evitar esse risco eminente, as aulas presenciais foram suspensas, e o espaço que era cheio de vida e lugar de encontro - essencial para a socialização, passou a realizar somente atividades burocráticas e administrativas. E o que fez o professor neste período de escolas fechadas? O professor trabalhou excessivamente! A função pedagógica das escolas passou a ser realizada em outros espaços como salas virtuais em plataformas digitais, redes sociais, televisão, aplicativos de mensagens etc. O mais próximo que se chegou da escola foi para retirada de material impresso (apostilas e atividades) ou do vale merenda. Para o professor surge um grande desafio, mediar a aprendizagem por meio da tela do computador ou do celular, por meio de mensagens e áudios nos aplicativos ou simplesmente deixar que a mediação aconteça por meio de uma vídeoaula padronizada, disponibilizada pelo sistema educacional, nesse caso o professor tem sua autonomia fragilizada. Em um momento em que a Geografia se faz cada vez mais necessária para ajudar a entender os impactos socioespaciais causados pela proliferação do coronavírus ouvir/ler os professores de Geografia da rede particular e da rede pública, que estão atuando nesse momento crítico, é essencial, pois são esses profissionais que podem por meio dos seus relatos levarem a reflexão dos rumos do ensino de Geografia em época de pandemia e de implementação da BNCC.
Leia mais…