ENSINO MEDIO, EDUCAÇAO INTEGRAL E TEMPO...LATINA
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OBJETO
DE DESEJO
As políticas educacionais curriculares de ampliação do tempo escolar estão relacionadas às influências políticas, econômicas e internacionais que concebem e incentivam o tempo ampliado como principal instrumento para investir em políticas de proteção social e de desenvolvimento econômico. No que diz respeito à América Latina, diversos estudos analisaram os programas de ampliação do tempo escolar e diversificação curricular implantados a partir da década de 1990. Na maioria dos países da região, existe uma ampla discussão sobre o currículo do Ensino Médio e sua relação com o campo do Trabalho, com a formação técnica profissional, com estudos da Educação Superior, com a cidadania e com os desafios das juventudes para o século XXI. No contexto atual, por exemplo, percebe-se que o setor empresarial vem assumindo responsabilidades em relação ao Ensino Médio e à Educação de Tempo Integral, atuando na produção de conteúdos e de protótipos curriculares especialmente direcionados para a escola pública. No cenário contemporâneo, a defesa ou a implementação da ampliação da jornada escolar completa para o Ensino Médio público vem evidenciando uma série de dilemas e desafios, sobre os quais os autores e autoras desta obra enfrentaram com rigor e muita reflexão.
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