Livraria da Travessa

Livros  Humanidades Educação

FOTOGRAFIAS ESCOLARES - PRÁTICAS DO OLHAR E...CAMPOS



AUTOR: Rachel Duarte Abdala
EDITORA : Appris| Saiba Mais…
produto sob encomenda Saiba mais PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 22 dias úteis.Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.
Por: R$ 89,00 Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO

No livro Fotografias escolares: práticas do olhar e representações nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos procura-se investigar registros produzidos na e pela escola para identificar recorrências e, por meio de sua percepção, a consolidação de uma imagem da escola passível de construção de padrões de representação social e de iconografia. Com essas premissas, objetivou-se contribuir para a reflexão sobre cultura escolar como produtora de uma representação singular. Essa imagem de escola foi categorizada a partir das representações fotográficas do universo escolar, com base nas recorrências e nas similitudes temáticas e compositivas das fotografias escolares. Partindo do pressuposto de que as fotografias constituem suportes de memória e que apresentam uma narrativa, procurou-se estudar a articulação entre as fotografias individuais e a sua organização em álbuns fotográficos. Para além de sua especificidade particular, os retratos, coligidos em álbuns fotográficos, são redimensionados e inseridos numa lógica narrativa que expande sua potencialidade informativa. Investigou-se tanto a singularidade do retrato e do álbum, quanto a articulação entre esses dois suportes de memória. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram analisados os 24 álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos, de São Paulo, cuja temática é a própria escola, além de atividades e práticas nela desenvolvidas. O primeiro álbum é de 1895 e o último é de 1966. Quanto à metodologia, além da análise dos elementos compositivos da fotografia, realizou-se um estudo centrado nas séries documentais compostas pelos álbuns fotográficos e pelos retratos escolares neles apresentados. Buscou-se discutir a necessidade, as especificidades e os limites da prática da classificação, considerando-se as dificuldades teóricas e históricas de classificar a própria fotografia. Desse modo, foi desenvolvido um estudo sobre as temáticas da fotografia escolar, considerando os subtemas que elas englobam. Foram identificados quatro temas: arquitetura, práticas escolares, retratos e eventos. Este livro permite refletir sobre as relações entre fotografia e escola em suas diversas dimensões, estabelecendo as diferenças entre as perspectivas da fotografia de escola e a fotografia na escola.

Leia mais…

  

MAIS VENDIDOS EM EDUCAÇÃO

EDUCAÇAO NAO VIOLENTA: COMO ESTIMULAR AUTOESTIMA, AUTONOMIA, AUTODISCIPLINA E R... EDUCAÇAO NAO ... Elisama Santos de: R$ 49,90
por: R$ 44,41
PONTA-CABEÇA: EDUCAÇAO, JOGO DE CORPO E OUTRAS MANDINGAS PONTA-CABEÇA: ... Luiz Rufino de: R$ 45,00
por: R$ 40,05
VENCE-DEMANDA: EDUCAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO VENCE-DEMANDA ... Luiz Rufino de: R$ 33,00
por: R$ 29,37
ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE ENSINANDO A T ... Bell Hooks de: R$ 64,90
por: R$ 57,76
QUERIDO ESTUDANTE NEGRO QUERIDO ESTUD ... Barbara Carine de: R$ 55,90
por: R$ 49,75

DADOS DO PRODUTO



título : Fotografias escolares - práticas do olhar e representações nos àlbuns fotográficos da escola caetano de campos

isbn : 9786558206132
idioma : Português
encadernação : Brochura
formato : 16 x 23 x 0,2
páginas : 295
coleção : EDUCACAO E PEDAGOGIA
ano de edição : 2020
edição :

AUTOR : Rachel Duarte Abdala

COMPARTILHE SUA OPINIÃO


 
*