O TEMPO QUE O TEMPO TEM: POR QUE O ANO...CALENDARIO
Por:
R$ 64,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Astronomia e história se encontram para explicar a fascinante origem e a permanência da contagem do tempo. Por que o ano tem 365 dias, ou melhor, por que alguns anos têm 365 dias e outros não? Como se estabeleceu a duração dos meses e semanas? As respostas a estas perguntas estão cheias de curiosidades e detalhes desconhecidos pela maior parte das pessoas.
Em O tempo que o tempo tem, Alexandre Cherman e Fernando Vieira partem do princípio de que tempo é movimento – o vai-e-vem de um pêndulo, o escorrer de grãos de areia, o derreter de uma vela –, esclarecendo que medir o tempo significa criar padrões confiáveis a partir de movimentos de preferência cíclicos.
Mas onde buscar movimentos cíclicos precisos, dignos de crédito e alheios à interferência humana? Os autores nos explicam aqui como a observação dos movimentos celestes fundamenta a elaboração de diferentes calendários. Estes, contudo, não representam apenas uma contagem do tempo. Refletem a necessidade de estabelecer uma ordem para o aparente caos do Universo.
Leia mais…