SOBREVIVENDO AO RACISMO: MEMORIAS, CARTAS E...BRASIL
Por:
R$ 69,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
“Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano da discriminação racial no Brasil aborda os diversos momentos em que Luana Tolentino sofreu e resistiu ao racismo, em especial, durante a sua trajetória escolar. A autora relata e analisa experiências de sofrimento e de resistência. Uma história que não é só dela. Situações semelhantes são enfrentadas pelas pessoas negras em todo o Brasil e em outros lugares do mundo.
Cada página está repleta de um sério alerta sobre os impactos negativos da violência racista na formação humana. Se essa realidade fosse melhor compreendia pelas/os docentes, certamente, a Educação Básica e o Ensino Superior seriam espaços e tempos de práticas pedagógicas mais emancipatórias e de maior justiça cognitiva.
O lugar de denúncia ao racismo está presente em cada memória, carta ou descrição de cenas do cotidiano da autora. Mas para cada situação de dor, humilhação e decepção relembrada há a reflexão de uma mulher negra, intelectual e educadora que resiste e enfrenta. É a força da superação.
Luana Tolentino mostra como a superação do racismo é uma ação conjunta. É um movimento que se realiza junto com o/a outro/a e não individualmente. Ele pode ser impulsionado pela família negra que valoriza a negritude, por meio da ação de mulheres negras feministas, a partir da contribuição positiva das aulas para o aprendizado de estudantes negros, pelas palavras de incentivo de uma professora ou de um professor ético e responsável, pelo exemplo das histórias de vida de pessoas negras que lutam por um mundo melhor para todos, todas e todes, pelo aprendizado ancestral de que não podemos desistir da luta.
Reflito junto com a autora: por tudo o que vivemos, passamos e enfrentamos nós, negras e negros, temos o direito ao reconhecimento do nosso trabalho intelectual e da nossa luta. Nós merecemos.” Nilma Lino Gomes (professora Titular da FAE/UFMG, professora Emérita da UFMG)
Leia mais…